Olimpia de Jesus Cardoso Fortuna

Indique como conheceu CÁRMEN ANTUNES DE MATOS FORTUNA (Carmita): datas, lugares, circunstâncias?
Conheceu Carmita na J.A.C.. Chegou a ir com a Carmita de comboio ao Faralhão, Praias do Sado participar em reuniões animadas pela Carmita. Gostava muito da forma como Carmita falava do Evangelho. 
 
É seu familiar e em que grau?
Cunhada. Casada com NUNO ANTUNES DE MATOS FORTUNA irmão da Carmita

Foi sua conhecida?
Conviveu muito com a Carmita dada a proximidade em que viviam, na mesma Aldeia, e depois de ter casado com o irmão as suas residências eram muito próximas. Ajudou-a muito a criar os filhos que a Carmita foi adoptando, Quando casou o Evaristo (o mais velho) tinha 3 meses. Depois da morte da Carmita, ou melhor, quando ela adoeceu gravemente, ficou na sua casa com o Fernandinho, que ficou até casar.

Descreva, brevemente, algum ou alguns episódios da vida de CÁRMEN ANTUNES DE MATOS FORTUNA que, a seu ver, são mais significativos: a sua família, a educação, o relacionamento com a sociedade de então.
A sogra vivia com a Carmita. Viveu sempre as dores que a Carmita suportou ao criar os filhos (sobretudo o mais velho) que lhe deram muitas preocupações a vários níveis. Uma vez que casou com o irmão Nuno, e como disse eram vizinhas, teve como é de calcular muito convívio com a Carmita, que foi madrinha da sua filha mais velha, Redenção (São). Na casa da sogra todos os dias ao serão toda a família, irmãos, cunhados, sobrinhos rezavam o Terço. A Carmita procurava dar aos filhos a melhor educação que lhe era possível como mãe, fazendo também as vezes de pai. Procurou que os filhos recebessem a educação cristã, catequeses e frequentassem o CNE. A Carmita, neste capítulo fez um grupo com os sobrinhos e os amigos dos sobrinhos que se chamou os Vagabundos da Montanha, com um nome de bicho e que procurava dar espiritualidade cristã e valores cívicos. Carmita foi uma grande entusiasta das idas para a Serra da Estrela, onde, a família e os amigos mais chegados, passavam uma semana de férias, e todos acabavam por aproveitar da Carmita muitas lições de vida, sobretudo a importância da coisas pequenas que fazem grande a Vida. Fazia-se um jornal, onde os protagonistas apareciam nos artigos os nomes dos "bichos". 

Virtudes da sua personalidade, humana e espiritual. Conte factos concretos.
Participou num Cursilho em que a Carmita já fazia parte da equipa responsável e que num dos "rollos" se apresentavam assim: "Sou mãe solteira, um de cada pai", causando grande burburinho entre os participantes. Só depois de conhecerem a vida de Carmita, as participantes caiam em si e percebiam aquela frase. Carmita estava sempre com bom humor apesar da dores da doença que a acometeu bem cedo e das preocupações em criar os seis filhos que adoptou. Recorda-se que foi a Carmita, numa altura em que as campanhas de dádivas benévolas de sangue eram pouquíssimos, quem iniciou a dádiva benévola de sangue na Quinta do Anjo porque se apercebeu que precisando de sangue para ser operada havia doentes no IPO que não tinham sangue e não tinham quem lhes desse. Então, a Carmita recusou-se a ser operada enquanto não houvesse sangue para todos. Foi então que com a ajuda do irmão António (Dr. António de Matos Fortuna "Tio Tóino") começou a organizar-se a Dádiva de Sangue na Casa do Povo. Mais, tarde passou para a Paróquia, sendo o primeiro dador durante muitos anos o primeiro Bispo da Diocese de Setúbal, D. Manuel Martins. 

Tem algo a dizer sobre a sua vida de oração, de união com Deus na vida quotidiana?
A Carmita rezava falando com Deus num diálogo muitas vezes em voz alta, agradecendo os acontecimentos do dia. Além disso, a Carmita era de missa dominical, e rezava o Terço todos os dias com os irmãos como se disse. Fazia tomando apontamentos o seu exame de consciência diário.

Que opinião tem acerca do seu zelo pela glória de Deus e pela salvação do próximo?
Do que disse anteriormente parece que resulta evidente que o que viu fazer à cunhada Carmita só o fez pelo grande amor que tinha a Deus, ao próximo e à Igreja. Carmita sempre se preocupou com o bem dos outros, sobretudo ,com os filhos que criou esquecendo-se de si própria. Para ela estava sempre tudo bem, mesmo sabendo no seu íntimo que não estava oferecendo penas e dores ao Senhor num louvor à Vida.

Há fama de santidade em CÁRMEN ANTUNES DE MATOS FORTUNA?
Acho que sim, que há. Para mim, é uma santa a quem peço muitas vezes a intercessão.

Trata-se de simples opiniões (parece que era, ouvi dizer…) ou de algo substancial?
Acha que recebeu favores da Carmita por ter pedido a sua intercessão, na unidade da sua família.

Seria oportuno iniciar o processo em ordem à canonização de CÁRMEN ANTUNES DE MATOS FORTUNA?
Sim.

Porquê?
Porque acha que o testemunho de vida da Carmita pode ajudar muitos a procurarem ser tão bons como ela.
 
OLIMPIA DE JESUS CARDOSO FORTUNA
Recebido a 11 de Novembro de 2012